Sobre o verdadeiro empoderamento feminino
- Juliana Marchi
- 28 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Essa menina é a Rayssa Leal, de 13 anos, maranhense e de família cristã, que conquistou a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio na categoria street skate. Ela é a medalhista olímpica mais nova da história do Brasil.
A menina ganhou um skate aos sete anos, começou a treinar manobras difíceis que a fizeram ser notada nesse esporte. Talento, treino, perseverança, comprometimento, esperança. Resultado: sua primeira medalha olímpica.
A história de Rayssa é o verdadeiro empoderamento feminino. Uma menina disposta a realizar seu sonho num esporte ainda visto como masculino. Rayssa é uma adolescente tão leve que consegue se destacar pela sua doçura em meio a manobras radicais e arriscadas. Demonstra tranquilidade e parece brincar sobre aquelas rodas. Nem por isso deixa de ser competente e comprometida com o esporte. Pelo contrário, mostra sua força na carinha de menina!
Deveria ser considerada um exemplo de responsabilidade e determinação; deveria ser aclamada pela mídia e jamais esquecida na história do esporte, como referência feminina de trabalho bem feito, espaço conquistado e resultado almejado.
Porém, infelizmente, a mídia do Brasil ainda considera “ícones” do feminismo e do empoderamento feminino cantoras de funk e outras pseudocelebridades, que divulgam suas carreiras “artísticas” por meio da promiscuidade, que confundem lascívia com talento. Uma exposição tão grande do corpo só tem uma explicação: faltas emocionais. Sabe por quê? Porque todo excesso esconde uma falta.
Os aplausos da multidão NUNCA poderão compensar perdas emocionais, traumas, abandonos e rejeições. Disso se trata a saúde mental: cuidar das nossas feridas de maneira responsável e madura. Não se cura uma fratura exposta com um band aid. Nem se supera um trauma com fama, dinheiro, poder, drogas e status.
Olhe para você e para suas dores. Acolha suas demandas emocionais que precisam ser trabalhadas. Busque ajuda profissional e tenha o privilégio de viver uma vida livre da aprovação do outro. Acredite, é possível!
Parabéns, Rayssa! Você é um orgulho para o Brasil!
Juliana Marchi🌷CRP 06/99990
Psicóloga Clínica 🛋
Atendimento online 🤳 (15) 99707-9802

Comments